A importância de uma alimentação saudável para a sua vida

ella-olsson-1184053-unsplash.jpg

Comer bem é muito mais do que uma questão de escolha, é uma questão de vida! Comer bem é ter uma alimentação saudável, voltada para o reforço do sistema imunológico, para a prevenção de doenças e tantos outros aspectos que te ajudam a viver mais e melhor. Uma dieta saudável tem tudo a ver com querer ter dias mais plenos, leves, felizes e repletos de energia. Hoje é dia de entender a importância de uma alimentação saudável e descobrir o que você pode fazer para alcança-la. Pronto?

Conheça o conceito de alimentação saudável

A comida saudável vai muito além de comer frutas, verduras e legumes, tem a ver com variar seus alimentos. Além disso, o seu conceito gira em torno do preenchimento das necessidades diárias do organismo quanto às vitaminas e minerais que são essenciais para a vida. Um cardápio equilibrado e bem pensado gera enormes benefícios para o funcionamento do corpo, da mente e para a saúde.

Ter uma dieta saudável requer cuidado com a escolha dos alimentos, além de exigir persistência, já que é necessário que você se dedique a mudar seus hábitos para ter mais qualidade no seu prato. O segredo da alimentação saudável está na variedade. Segundo os nutricionistas, quanto mais cor, melhor, pois mais vitaminas, nutrientes e minerais estarão sendo consumidos.

Os benefícios da alimentação saudável

A comida é uma das formas mais poderosas de prevenir doenças e reduzir o risco de diversos problemas de saúde, que passam por diabetes, hipertensão, artrite, anemia e até o câncer. “Você é o que você come”, sem dúvida você já ouviu essa frase e sabe o quanto ela é verdadeira.

A comida saudável não tem esse nome à toa, pois ela inclusive é capaz de prevenir distúrbios hormonais e o envelhecimento precoce, além de ajudar na circulação sanguínea, no combate ao estresse e à depressão e até na melhora do sono. Ela de fato é a fonte da vida, da longevidade e é a melhor forma de manter a saúde física e mental em dia.

Confira outros benefícios da alimentação saudável:

·         Ajuda na manutenção e redução do peso:

Estar acima do peso é um dos fatores de risco para diversas doenças, como diabetes e hipertensão, além de aumentar as chances de infarto e do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ter uma dieta saudável ajuda a equilibrar o organismo e a manter e reduzir o peso, dando mais energia e prevenindo tudo isso.

·         Reforça o sistema imunológico:

Para combater as doenças, o organismo precisa de diversos nutrientes que reforçam as células de defesa. Vegetais, como brócolis e espinafre, e frutas, como a laranja e o limão, ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Cenoura e cebola, por exemplo, são excelentes alimentos para eliminar toxinas do corpo e retardar o envelhecimento das células do sistema imunológico. Assim, se previnem inúmeras doenças.

·         Aumenta a disposição e a concentração:

Para conseguir fazer todas as tarefas diárias e ter uma mente mais ativa é preciso se alimentar bem. O organismo precisa de determinados alimentos, na medida certa, para ter a energia necessária para o dia a dia. Os carboidratos, por exemplo, são excelentes fontes de energia, concentração e vitalidade. Boas opções são o arroz integral e o macarrão integral. Porém, eles precisam ser consumidos com moderação dentro de uma dieta saudável, pois em altas doses contribuem para o ganho de peso.

·         Melhora o humor:

A banana e o chocolate são exemplos de alimentos que contribuem para a produção de serotonina no cérebro, o hormônio do prazer e da alegria. Espinafre e alimentos que possuem a combinação de vitamina B e ácido fólico também têm esse poder. Essas substâncias ajudam a reduzir os níveis de estresse, pois atuam diretamente no funcionamento do sistema nervoso.

Fortalecimento dos ossos, regulação das funções do organismo e prevenção de distúrbios alimentares são outros benefícios diretos da alimentação saudável. Não deixe que a falta de tempo ou a correria do dia a dia afetem a sua alimentação e a sua saúde. Afinal, aqui você já aprendeu o quanto ter uma dieta saudável faz a diferença na sua rotina.

Se você quer ter acesso à comida saudável de verdade, conheça o delivery do Club Life, onde todas as refeições são preparadas com um único objetivo: te ajudar a levar a vida de uma forma mais saudável. Conheça e alimente-se bem e da forma certa! Só você pode fazer isso por você mesmo!