Comidas saudáveis para o seu dia a dia

lotte-lohr-766-unsplash.jpg

Você sabia que a palavra saudável vem do latim “conservação da vida”? Só por esse significado você já consegue perceber a importância que as comidas saudáveis têm para o seu dia a dia e para o funcionamento do seu organismo. Elas têm a capacidade de oferecer todos os nutrientes e vitaminas que o corpo e a mente precisam para terem mais energia, se manterem saudáveis e funcionarem em sua plena forma.

Quando se fala em comidas saudáveis se vai muito além de frutas, legumes e verduras, já que o organismo tem diferentes necessidades diárias e existem diversos alimentos que são essenciais para a saúde e que precisam fazer parte da sua dieta saudável. Hoje você verá por aqui 7 alimentos que não podem faltar nas suas comidas saudáveis e conhecer os benefícios e propriedades de cada um deles.

1) Brócolis

Esse é um dos alimentos que mais possuem vitamina K na sua composição. Ela é essencial para a coagulação sanguínea, a saúde dos ossos e até para evitar doenças cardiovasculares. Além disso, esse vegetal possui vitamina A, que melhora a visão, ajuda na formação e força dos dentes, contribui para a renovação celular e para a produção de colágeno. Outra substância presente na sua composição é o cálcio, responsável pela densidade e saúde dos ossos.

2) Arroz integral

O arroz branco é um carboidrato considerado “ruim” para o organismo, especialmente quando consumido em altas doses diárias. Já o arroz integral pode ser usado nas comidas saudáveis sem medo, já que permanece com suas propriedades naturais, sendo um carboidrato limpo que ainda ajuda na saciedade e na dose diária de fibras necessária para uma boa digestão. Ele ainda ajuda a reduzir a gordura localizada na barriga, contribuindo consequentemente para a saúde cardíaca. Além disso, o arroz integral possui uma substância chamada metionina que previne a queda de cabelo e hidrata a pele e as unhas.

3) Feijão

Ele deve fazer parte das suas comidas saudáveis devido a sua composição rica em fibras e ferro. Essas são duas substâncias que atuam na digestão e saciedade e na prevenção da anemia, respectivamente. Segundo os nutricionistas, uma concha de feijão por dia é a porção ideal para que o organismo tenha acesso às doses diárias necessárias desses dois compostos.

4) Nozes e castanhas

Excelentes para fazer um lanche entre as refeições principais ou como complemento às saladas e temperos nas suas comidas saudáveis, elas são ricas em Ômega 3. Essa substância reduz os índices do colesterol ruim no sangue, faz bem para a saúde cardíaca, pois protege os vasos, reduzindo o risco de infartos e de acidentes vasculares, regula a pressão arterial, contribui para a melhora da visão, combate a depressão e ainda desenvolve a atividade cerebral, intensificando a capacidade de raciocínio.

5) Banana

Essa é uma fruta que embora seja gordurosa pode e deve ser consumida diariamente. O segredo é não exagerar. Em sua composição ela possui potássio, que ajuda a proteger o coração de doenças e previne cãibras, garantindo um melhor funcionamento muscular. A banana verde também pode ser uma boa opção, já que ela ajuda a acelerar o metabolismo por ter amido em sua composição.

6) Aveia

Por ser um alimento com baixa caloria e alta concentração de fibra, a aveia tem a capacidade de ajudar a reduzir os índices de gordura no sangue, assim como os de açúcar. Diabéticos, por exemplo, podem consumi-la sem receio, assim como pessoas que possuem problemas de colesterol. Ela ainda ajuda a regular o apetite, contribuindo para a perda de peso, melhora a resposta imune a infecções, protege o coração e os vasos sanguíneos e tem ação anti-inflamatória e antioxidante.

7) Pera

Se existe uma fruta que pode ser consumida como sobremesa ou lanche entre suas refeições de comidas saudáveis, ela é a pera. Ela possui 15% das fibras diárias necessárias em sua composição, reduzindo a prisão de ventre e melhorando a digestão, além de fortalecer o sistema imunológico, controlar a diabetes e a pressão alta e atuar como um fortalecedor dos ossos.

Essas são só algumas das comidas saudáveis que devem fazer parte do seu cardápio diário. Se você não tem tempo de cuidar da sua alimentação saudável e preparar suas porções diárias de saúde, conheça a Club Life. Por lá existe apenas um único objetivo em cada garfada: te ajudar a levar a vida de uma forma mais saudável. Conheça, coma bem e sinta os benefícios na sua saúde e vitalidade!