Como manter hábitos alimentares saudáveis no seu dia a dia

dan-gold-298710-unsplash.jpg

Você já ouviu falar que “prevenir é melhor do que remediar”, certo? Pois bem, com a alimentação também funciona mais ou menos assim, já que é mais fácil manter hábitos alimentares saudáveis quando você começa cedo. O mesmo vale para os benefícios oferecidos por uma dieta saudável. Já que quanto antes se tem a preocupação com a manutenção diária das vitaminas e minerais que o organismo precisa para se manter forte e funcionando, mais se previnem doenças, distúrbios alimentares e até mentais.

Cada fase da vida e até condições de saúde específicas, requerem alimentos e nutrientes diferenciados. Porém, é muito mais fácil você conseguir seguir essas orientações quando já segue hábitos alimentares saudáveis do que se tiver que se sentir obrigado a isso de uma hora para outra. Para te ajudar a manter uma dieta saudável foram separadas aqui 7 dicas simples e fáceis de aplicar na sua rotina.

1) Opte por um prato colorido

As cores dos alimentos têm relação direta com a quantidade de nutrientes ingeridos. Quanto mais colorido, mais variedade. Além disso, esse recurso ajuda a tornar o prato mais leve, festivo e tira aquele aspecto de “comida de hospital” da sua dieta saudável. Essa é uma técnica importante para quem quer começar e permanecer comendo bem e funciona também para as crianças.

2) Comece com pequenas mudanças

Não é todo mundo que gosta de vários tipos de legumes, verduras e vegetais, o que dificulta a manutenção de hábitos alimentares saudáveis. Para algumas pessoas um prato colorido pode não ser tão fácil de conseguir em um primeiro momento. Nesses casos, opte por começar com pequenas mudanças. Reduza os carboidratos, por exemplo, ou substitua o arroz branco pelo arroz integral. Acrescente folhas e legumes ao seu prato aos poucos, iniciando pelos que gosta e aos poucos vá ampliando a variedade e melhorando seu paladar.

3) Tente fugir das tentações

Manter seus hábitos alimentares saudáveis não quer dizer deixar de comer o que você gosta, mas sim comer de forma moderada. Por isso, tente fugir das principais tentações, pelo menos nos dias de semana. Essa é uma ótima forma de conseguir ter uma dieta saudável, especialmente para quem está começando. Lembre-se que é preciso persistência, força de vontade e disciplina para alcançar bons resultados físicos e de saúde.

4) Inclua alimentos integrais na sua dieta

Eles ajudam a dar saciedade e melhoram a digestão, além de serem ricos em fibras, que contribuem para o funcionamento intestinal. Todos esses aspectos combinados são ótimos auxiliadores na manutenção de hábitos alimentares saudáveis. Além disso, com esse tipo de alimento, se mantêm as taxas de açúcar no sangue reguladas e se consegue controlar melhor o peso.

5) Respeite todas as refeições

Quando você pula refeições consequentemente sente mais fome e com isso vem com força total aquela vontade de comer besteiras. Por isso, evite pular refeições. O indicado por nutricionistas é ter três refeições principais: café, almoço e janta. Elas devem ser intercaladas com lanches saudáveis, com intervalos de no mínimo três e no máximo quatro horas. Nesses snacks, opte por alimentos como barrinhas de cereais, pães ou biscoitos integrais, frutas, tapioca e até queijo branco.

6) Não desconte o estresse na comida

Esse é um erro muito comum e uma das atitudes que mais contribui pra dificuldade de manter hábitos alimentares saudáveis e para o ganho de peso. A comida acaba sendo uma válvula de escape para a ansiedade e o estresse. Fuja disso dedicando alguns minutos diários a uma atividade que goste, pode ser a prática de exercícios, ao artesanato, a leitura, enfim, ao que quiser.

7) Faça marmitas fitness

Uma excelente opção para comer certo e nas horas adequadas é levar com você a sua refeição. Manter hábitos alimentares saudáveis fica muito mais fácil quando você já compra ou prepara as marmitas fitness, pois elas já virão na proporção balanceada para as necessidades do seu organismo e com as variações de alimentos indicadas para melhorar a sua saúde.

Se manter bons hábitos alimentares saudáveis parece difícil para você, que tal conhecer o Club Life? Com direito a delivery e loja física, esse é o local certo para encontrar refeições e lanches equilibrados para a sua dieta saudável não sair de linha. Afinal, por lá, tudo é feito com um único objetivo: te ajudar a levar a vida de uma forma mais saudável. Conheça e coma bem de verdade!