Como ter uma alimentação saudável aliada a uma rotina corrida

alejandro-escamilla-3-unsplash.jpg

Que o fator tempo hoje é um divisor de águas na hora de manter uma alimentação saudável não tem como discutir. Afinal, a rotina é cada vez mais corrida e a dedicação à saúde e a compra de comida de verdade acabam ficando prejudicadas. O abuso de industrializados, fast-food e alimentos prontos para o consumo acabam dificultando a alimentação saudável, entre outros fatores. Para te ajudar a ter uma dieta saudável aliada a sua rotina corrida foram separadas aqui 7 dicas práticas e fáceis que qualquer pessoa pode seguir.

1) Não fique muito tempo sem comer

Comer a cada 3 horas é o recomendado por nutricionistas para evitar aquela comilança desenfreada quando se sente muita fome. Fazer lanches saudáveis e respeitar os horários das principais refeições é o melhor caminho para uma alimentação saudável. Frutas, barras de cereais e bolachas integrais são algumas das opções de lanches que você pode fazer. Fuja das tentações como biscoitos doces e salgados fritos, pois eles contribuem para o aumento do colesterol e das gorduras saturadas no sangue.

2) Prefira os temperos naturais

Sabe esses temperos em cubos ou industrializados em pó? Eles possuem sódio em quantidades elevadas, o que prejudica não só a sua saúde cardiovascular, mas também dificulta a adoção de uma alimentação saudável. Use os temperos naturais, como alho, cebola, orégano, manjericão, alecrim, salsinha, cebolinha, alho poró, entre outros. Quanto mais naturais forem seus alimentos e temperos, mais benefícios você consegue para o seu corpo e para a sua saúde física e mental.

3) Não tenha pressa para comer

Fazer as refeições com calma e mastigar bem os alimentos tem uma série de benefícios para a saúde, além de contribuir para uma alimentação saudável. Entre eles estão:

·         A facilidade de digestão, já que são produzidas mais enzimas digestivas quando você come devagar;

·         O aumento da saciedade, pois o cérebro leva cerca de 20 minutos para compreender que você está satisfeito após iniciar uma refeição;

·         A menor ingestão de alimentos e, consequentemente, de calorias. Quanto mais rápido, mais se come.

4) Fuja dos alimentos refinados

Os refinados são aqueles alimentos “brancos”, como pão, açúcar, arroz, farinha e trigo. Por passarem por processos químicos para atingirem essa tonalidade, eles perdem nutrientes e ainda ganham aditivos prejudiciais à saúde em sua composição. Entre os malefícios que eles podem causar estão distúrbios intestinais e dificuldade de digestão.

5) Seja adepta da marmita fitness

A marmita é uma excelente opção para quem tem a rotina corrida, sendo essencial para a manutenção da alimentação saudável. Com ela, você prepara suas refeições na proporção certa, com os alimentos que você gosta e garante que estará ingerindo comida de verdade. Com a marmita fitness também fica mais fácil fugir das tentações dos restaurantes a quilo, fast-food e dos pratos prontos, cheios de produtos industrializados. Se você não quiser montar a sua, é só busca na sua região locais que ofereçam esse tipo de serviço.

6) Reduza o consumo de cafeína

Essa é uma substância presente no café e em algumas bebidas e que contribui para aumentar a pressão arterial, prejudicando a médio e longo prazo a sua saúde cardiovascular. Isso não significa que você não pode beber a sua xícara de café matinal ou depois do almoço, mas sim consumir esse tipo de substância com moderação. Lembre-se que uma alimentação saudável passa por alimentos, bebidas e hábitos que têm como principal objetivo cuidar do seu organismo.

7) Capriche na ingestão de água

Um corpo hidratado digere muito melhor os nutrientes, assim como é capaz de transportá-los para todos os órgãos e músculos, levando mais saúde e disposição à sua rotina. A água é essencial para a vida e para a alimentação saudável e tem papel fundamental na perda de peso e na melhora do funcionamento do cérebro e de outros sistemas do organismo. Se você tem dificuldade em beber água, aqui vão duas dicas:

1.      Invista em uma garrafinha, você pode deixá-la na sua mesa de trabalho ou levá-la na bolsa para onde for;

2.      Baixe um app no seu smartphone que calculará a quantidade de água que você deve ingerir e te enviará lembretes para consumi-la ao longo do dia.

Se você gostou de tudo que leu e quer começar a mudar a sua alimentação, mas não tem tempo ou criatividade para preparar suas próprias refeições, conheça a Club Life. Esse é o local ideal para quem quer ter uma alimentação saudável e equilibrada do café da manhã até a ceia. Por lá, todas as refeições, sucos e sobremesas são balanceadas, feitas sob medida para as necessidades diárias do organismo e com um único intuito: te ajudar a levar a vida de uma forma mais saudável. Conheça e coma comida de verdade todos os dias!